Mayo de 2024. Aumentar o conhecimento sobre o diagnóstico e tratamento da PTI em Portugal é o objetivo do ciclo PTIeasy que a Sobi está a organizar em Portugal, com a presença de especialistas em hematologia de Portugal e Espanha.
O ciclo percorrerá todo o território nacional. A primeira sessão teve lugar em Coimbra, a 8 de maio. Prosseguirá no Porto, a 24 de maio, e culminará com um encontro em Lisboa, a 4 de julho.
O PTIeasy foi criado como um ponto de encontro para partilhar experiências clínicas sobre a PTI. Cada reunião contará com dois especialistas, um espanhol e um português, que procurarão partilhar conhecimentos sobre esta patologia.
Em Portugal não existem recomendações de orientação locais sobre o diagnóstico e tratamento da PTI. Em Espanha, existe um documento, elaborado pelo grupo de trabalho do GEPTI, constituído por hematologistas da Sociedade Espanhola de Hematologia e Hemoterapia. Assim, os hematologistas de ambos os países estão frequentemente em contacto uns com os outros para partilhar experiências e conhecimentos científicos sobre esta doença.
Este é um evento para Profissionais de Saúde.
Sobre a PTI
A trombocitopenia imune primária (PTI) é uma doença hematológica autoimune rara. Caracteriza-se por um baixo número de plaquetas, o que provoca hematomas e um risco acrescido de hemorragia nas pessoas com esta doença. A incidência de PTI primária em adultos é de 3,3 por 100.000 indivíduos por ano, com uma prevalência de 9,5 por 100.000 indivíduos1. É considerada crónica quando persiste mais de 12 meses após o diagnóstico. Não existe cura. O tratamento da doença é complexo. As recaídas são frequentes e requerem um tratamento altamente personalizado para evitar hemorragias2-3.
Referências: